15 de novembro de 2024
Emoção marca abertura do X Congr...
Discursos emocionados, de quem escreveu capítulos importantes da história dos Cuidados Paliativos no país e de quem cont...
A Worldwide Palliative Care Alliance (WPCA), instituição internacional que congrega associações de Cuidados Paliativos de países de todos os continentes, publicou esta semana uma pesquisa intitulada Mapping levels of palliative care development: a global update 2011 (Mapeamento dos níveis de desenvolvimento global dos Cuidados Paliativos em 2011).
No documento, os países foram classificados com notas de 1 a 5, sendo a nota 1 para aqueles sem qualquer atendimento paliativo e nota 4b para países com alto nível de integração entre os serviços.
O Brasil aparece, segundo a pesquisa, na posição 3b, ou seja, com atendimentos isolados e sem rede estabelecida. É a mesma posição do Peru, Venezuela, México e Rússia. Contudo, o Brasil está atrás de países como Argentina, Índia, China e África do Sul (nível 3 a). No nível 4b, aparecem Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália.
O relatório completo está publicado na Biblioteca Virtual do site da ANCP. Também pode ser baixado do site: www.thewpca.org.
Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!