5ºEpisodio PalliCast – Sedação Paliativa

Lives e Webnars ANCP
calendar
10 de dezembro de 2019

5ºEpisodio PalliCast – Sedação Paliativa

Clique aqui para ouvir no seu navegador, para fazer o download do episódio em seu equipamento (celular, tablet ou computador) e usar o music player de sua preferência, basta clicar nos 3 pontinhos localizados no canto direito do player. Os episódios também estarão disponíveis nas próximas horas nas principais plataformas de podcast:

SPOTIFY
DEEZER
POCKET CAST
PODCAST ADDICT
APPLE PODCASTS
GOOGLE PODCASTS
CASTBOX (basta buscar no app)

Quem tiver interesse em enviar seus comentários, sugestões de temas e participantes para o PodCast basta enviar um e-mail para pallicast.ancp@paliativo.org.br


Sobre o episódio:

Sedação Paliativa é a redução do nível de consciência de uma pessoa portadora de uma doença progressiva, ameaçadora da vida, em suas fases terminais, com sofrimento físico ou existencial, que não pode ser aliviado apesar do uso de todos os recursos disponíveis, aceitáveis, temporalmente toleráveis e sem efeitos adversos inadmissíveis pelo paciente.

Sua utilização não antecipa nem posterga o momento da morte, não é eutanásia nem suicídio assistido.

Trata-se de recurso fundamental ao arsenal terapêutico de quem se dedica a acompanhar pacientes e seus familiares na jornada final até a morte e pode fazer a diferença entre uma morte traumática ou serena quando nos deparamos com sintomas refratários tais como falta de ar, dor, agitação e angústia.

Foi pensando na importância de discutir e divulgar boas práticas sobre este tema, que os médicos paliativistas, André Filipe Junqueira e Luis Fernando Rodrigues, resolveram juntar um time de profissionais do Brasil todo para discutir e revisar este assunto. Deste trabalho a muitas mãos nasceu o Manual de Sedação Paliativa da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, que foi lançado durante o II Congresso Paulista de Cuidados Paliativos.

Neste 5º episódio do PalliCast conversamos com os editores, que de forma muito disponível e generosa, dividiram conosco um pouco da inspiração e do conteúdo do manual.

Informamos que a opinião do entrevistado não necessariamente reflete a opinião da ANCP.

 

LEITURA COMPLEMENTAR

Filmes e Livros indicados:


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg