Dia Mundial de Cuidados Paliativos de 2021 teve integração, disseminação de conhecimento e conquistas

Lives e Webnars ANCP
calendar
29 de outubro de 2021

Dia Mundial de Cuidados Paliativos de 2021 teve integração, disseminação de conhecimento e conquistas

O mês de outubro de 2021 será lembrado como um dos mais marcantes para a história dos Cuidados Paliativos no Brasil. A movimentação ao redor da data foi grande, trazendo à luz discussões para se levar os Cuidados Paliativos de forma equitativa a todos – e o que vem sendo feito para isso. Além disso fatos externos ao tema da campanha evidenciaram em nosso país a desinformação sobre o que são Cuidados Paliativos de verdade, não só entre pacientes e seus familiares, mas também em diversas áreas da saúde.

Tendo isso em vista, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) desenvolveu várias atividades, colaborando para a ampliação da rede de contatos multidisciplinares em torno dos Cuidados Paliativos no país. Disponibilizou em espaço disponível em seu site material oferecido pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) traduzido com auxílio da ANCP para o português e para incentivar e auxiliar na divulgação da campanha em todo território nacional, evidenciando o valoroso trabalho realizado pelas equipes e seus profissionais. No mesmo espaço também foram inclusos banners com as fotos vencedoras do Concurso Cultural de Fotografia para o Dia Mundial de Cuidados Paliativos promovido pela 5ª vez consecutiva pela ANCP, assim como a “CARTA DA ANCP À POPULAÇÃO BRASILEIRA”, publicada em alguns veículos de comunicação do país.

 

Conquistas de hoje que podem garantir o amanhã

Integrando ainda mais as ações, os já ativos Comitês de Trabalho da ANCP participaram da campanha por meio de vídeos voltados aos temas colaborando para atingirmos o objetivo da difusão de informações promovendo equidade aos Cuidados Paliativos. O webinar “Não deixe ninguém para trás – Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos”, realizado no dia 9 pela ANCP em parceria as Estaduais do Rio de Janeiro e São Paulo, além da Sociedade de Tanatologia e Cuidado Paliativo de Minas Gerais (SOTAMIG), foi um dos maiores eventos on-line gratuitos já feitos pela instituição. Ele uniu renomados especialistas em Cuidados Paliativos no Brasil para disseminar conhecimento a todos que se interessam pela área, sem deixar de lado as pessoas que têm interesse em aprender cada vez mais sobre essa atividade que cresce a cada dia.

Além disso, uma conquista foi a menção e correção no Relatório Final entregue pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, com vários espaços dedicados no documento para demonstrar o uso errado de termos relacionados aos Cuidados Paliativos ao que foi relatado durante as audiências da CPI. Isso gerou interpretações incorretas por parte da sociedade na época em que os depoimentos foram realizados.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg