Comitê de Terapia Ocupacional da ANCP lança o 1º volume da série “Ocupações Humanas e Cuidados Paliativos”

Lives e Webnars ANCP
calendar
23 de junho de 2023

Comitê de Terapia Ocupacional da ANCP lança o 1º volume da série “Ocupações Humanas e Cuidados Paliativos”

Clique na imagem para acessar

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que tem como objetivo promover a independência e a qualidade de vida das pessoas por meio da realização de atividades ocupacionais significativas. No contexto dos Cuidados Paliativos, essa abordagem se torna ainda mais importante, uma vez que a doença ameaçadora da vida pode impactar significativamente as ocupações diárias das pessoas.

Pensando nisso, o Comitê de Terapia Ocupacional da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) lançou a série “Ocupações Humanas e Cuidados Paliativos”, composta por seis publicações que abordam a perspectiva de atuação da Terapia Ocupacional em diferentes áreas ocupacionais. O primeiro volume, intitulado “Atividades de Vida Diária (ADV)”, já está disponível e pode ser acessado clicando aqui.

As ocupações são um conjunto de atividades que as pessoas realizam no seu cotidiano, com o propósito de atender às suas necessidades individuais e sociais e que possuem um significado pessoal. Elas estão organizadas em torno dos papéis ocupacionais que cada pessoa desempenha, de sua rotina, com influência dos contextos (fatores ambientais e pessoais).

Uma doença ameaçadora da vida pode repercutir nas ocupações das pessoas, afetando sua capacidade de realizar atividades diárias e interferindo em sua qualidade de vida. Por isso, a atuação terapêutica ocupacional é focada nos objetivos, nos desejos e nas necessidades que cada pessoa apresenta, tendo em vista suas capacidades, dificuldades, o contexto de seu ambiente e o suporte existente.

“Este material é destinado a todos os interessados pelo tema, inclusive pacientes, mas foi especialmente pensado para a equipe multiprofissional, no intuito de aprofundar a compreensão do papel dos terapeutas ocupacionais para favorecer o engajamento nas AVD de pessoas com diagnóstico de doenças que ameacem a continuidade da vida. Assim, pretende-se destacar a importância de considerar como um objetivo de cuidado a participação em atividades que conferem dignidade e senso de autonomia e independência à pessoa em Cuidados Paliativos”, explica Janaína Nascimento, coordenadora do comitê.

O primeiro volume da série, “Atividades de Vida Diária”, aborda as atividades mais básicas que as pessoas realizam no seu cotidiano, como levantar-se da cama, escovar os dentes, vestir-se e despir-se, tomar banho, alimentar-se, entre outras. Essas atividades são essenciais para a manutenção da independência e da qualidade de vida das pessoas, e a doença pode afetar sua capacidade de realizá-las.

O material produzido pelo Comitê de Terapia Ocupacional da ANCP tem como objetivo sensibilizar os profissionais de saúde para a importância da dimensão ocupacional do cuidado em Cuidados Paliativos. A série compartilha definições importantes e destaca a relevância da presença dos terapeutas ocupacionais nas equipes de Cuidados Paliativos. O comitê realizará um webinar para apresentar e tirar dúvidas sobre o material, em breve divulgaremos as informações em nossos canais.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg