COMUNICADO – Resolução sobre Política Nacional de Cuidado Paliativo para o SUS

31 de outubro de 2018

COMUNICADO – Resolução sobre Política Nacional de Cuidado Paliativo para o SUS

Resolução sobre Política Nacional de Cuidado Paliativo para o SUS

É com muita felicidade, satisfação e esperança, que informamos que a Política Nacional de Cuidados Paliativos para o SUS foi oficialmente aprovada na 8º Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), hoje, dia 31/10/2018, na forma de Resolução da CIT e deverá ser publicada em Diário Oficial nos próximos dias.

Conforme recomendações da 67º Assembleia Mundial de Saúde e da Organização Mundial de Saúde, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) também entende que uma Política Nacional que oriente e norteie o desenvolvimento e acesso ao CP de qualidade no Brasil é urgentemente necessária. Neste sentido, trabalhamos em conjunto com o Ministério da Saúde (entidade que representa a Federação), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS, entidade que representa os Estados), o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS, que representa os Municípios), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e com dezenas de profissionais e instituições que são lideranças nacionais e internacionais em Cuidados Paliativos, buscando a construção e estabelecimento desta política pública oficial.

A Reunião Ordinária da CIT é a maior instância que existe no SUS, com a presença dos representantes maiores das três esferas constituintes do Sistema Único de Saúde- Federação, Estados e Municípios. Uma Resolução da CIT é maior do que uma política de governo. Uma Resolução da CIT é um documento de Estado, pactuado e assinado não só pelo Ministério da Saúde, mas também pelo CONASS e pelo CONASEMS.

A Resolução da CIT aprovada e assinada pelas três instituições pactua oficialmente uma meta para o SUS: oferecer CP de qualidade e baseado em evidência, seguindo a definição da OMS, para toda a Rede de Atenção à Saúde. Este documento dá um norte, especifica uma meta e estabelece um objetivo comum, agora oficialmente pactuado por todas as instâncias constituintes do SUS. O próximo passo agora torna-se uma necessidade de governo, e não só um desejo da sociedade. Para este próximo passo se concretizar, precisaremos de Portarias especificando como chegar lá. As Portarias estão estruturalmente abaixo das Resoluções da CIT e podem ser elaboradas e assinadas por qualquer uma das instâncias, seja Ministério da Saúde, Estados ou Municípios. Uma portaria é voltada para os gestores, e um dos seus papéis é estabelecer estratégias de gestão para atender o objetivo pactuado por uma Resolução. Uma Portaria dispõe, por exemplo, sobre estruturação de serviços, especificações sobre quais dados devem ser monitorados e como se dá o financiamento do programa. Com uma Resolução estabelecendo que o CP deve ser oferecido, uma Portaria de Cuidados Paliativos torna-se um próximo passo necessário. Ao ser implantada, uma Portaria pode vir acompanhada ainda por um outro documento, uma Diretriz, esta última voltada para os profissionais que atuam à beira do leito, especificando aspectos técnicos mais diretamente relacionados à assistência. Desde janeiro de 2017 temos trabalhado intensamente na construção desta Portaria e desta Diretriz. Conseguimos com o apoio de muitos, ampliarmos a discussão para esta Resolução, que é algo maior, porém menos específico. Com a meta maior pactuada, esperamos que os próximos passos se sigam e se concretizem em um futuro próximo.  Nos próximos dias pretendemos publicar um documento da ANCP com a Análise Situacional e Recomendações da ANCP para Estruturação de Programas de Cuidados Paliativos no Brasil, para contribuir para os próximos passos que se seguirão a Resolução da CIT.

Com a Resolução, estamos agora um passo adiante nesta longa caminhada. Muitos outros passos ainda serão necessários. Muitos outros desafios ainda virão e, quando vierem, serão superados com diálogo e determinação. Para todos aqueles empenhados em melhorar o cuidado ao sofrimento dos pacientes e seus familiares que enfrentam doenças graves, hoje é um dia histórico. Demos um passo importante. Cuidado Paliativo agora é uma Resolução do SUS. Esperamos nos encontrar no nosso Congresso em Belo Horizonte para comemorar e nos preparar para os próximos passos desta nossa longa jornada!

A todos aqueles que contribuíram de forma direta ou indireta para esta conquista: MUITO OBRIGADO! Esta é uma conquista de todos nós!

Grande abraço,

Daniel Neves Forte

Presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos

Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS

RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg