Pelotas, no Rio Grande do Sul, ganha Centro de #CuidadosPaliativos, ligado à UFPel

Lives e Webnars ANCP
calendar
2 de setembro de 2013

Pelotas, no Rio Grande do Sul, ganha Centro de #CuidadosPaliativos, ligado à UFPel

(fonte: Coordenação de Comunicação Social / Universidade Federal de Pelotas)

Foi confirmada nesta semana, através de publicação no Diário Oficial da União, a liberação de R$ 2 milhões para as obras e reformas de instalação do Centro Regional de Cuidados Paliativos Acolhe, do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel/RS). O dinheiro é oriundo do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) do governo federal.

O Centro terá capacidade instalada, infraestrutura e processo de trabalho adequados para atender usuários que apresentam patologias fora de possibilidades de cura com sobrevida reduzida, em especial portadores de câncer em estágio avançado. As instalações terão cerca de mil metros quadrados. A licitação para a reforma deve ocorrer em setembro e as obras têm início previsto para dezembro, devendo levar um ano. A previsão é que os atendimentos ambulatoriais atinjam cerca de 1,5 mil usuários por mês, em Pelotas e região.

No setor chamado de hospice, haverá 16 leitos de internação, área de convivência de pacientes e familiares, postos de enfermagem, salas de procedimentos, sala de reunião de equipe, auditório, almoxarifado, copa/cozinha e garagem. A atenção domiciliar, que atualmente envolve duas equipes, terá capacidade para atender 20 internações domiciliares concomitantes.

O Ambulatório Interdisciplinar de Cuidados Paliativos terá recepção e quatro salas de atendimento. As áreas da saúde previstas com inclusão acadêmica e assistência são Medicina, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Farmácia, Odontologia e Educação Física.

Segunda a diretora do HE da UFPel, Dra. Julieta Carriconde Fripp, o Centro contará com uma equipe de profissionais adequadamente capacitados a atender às necessidades físicas, psicossociais e espirituais de pacientes que apresentam patologias fora possibilidade de cura. “Além do controle de sintomas, os usuários terão garantida a sua autonomia, como sujeitos ativos, juntamente com seus familiares, na tomada de decisões a respeito do seu tratamento”, disse.

Há oito anos, o Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI/HE/UFPel) realiza assistência em Cuidados Paliativos em ambiente domiciliar aos pacientes com câncer na zona urbana de Pelotas. Cerca de mil pacientes foram atendidos pelo programa ao longo desse tempo.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg