Primeiro Café Paliativo SP abordou o tema Autonomia na Tomada de Decisão

Lives e Webnars ANCP
calendar
20 de fevereiro de 2020

Primeiro Café Paliativo SP abordou o tema Autonomia na Tomada de Decisão

No dia 19/02, ocorreu o primeiro Café Paliativo SP 2020, desta vez ficou a cargo da Equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Sírio Libanês sediar a edição. O tema “Autonomia na Tomada de Decisão”, apresentado pelo médico Daniel Neves Forte contou com a presença de aproximadamente 200 participantes.

Durante sua palestra Daniel chamou a atenção que o processo decisório em situações complexas de saúde que deve ser feito de maneira compartilhada entre o paciente, familiares e a equipe de saúde. Neste processo, devem ser levados em conta critérios de avaliação de prognóstico da condição de saúde, valores e desejos do paciente (com especial respeito ao princípio da autonomia do paciente) e opinião da equipe de saúde definida por meio de discussão multiprofissional.

Por fim, com base nesses quesitos, cabe à equipe de cuidados paliativos efetuar uma decisão compartilhada com o paciente, utilizando adequada estratégia de comunicação e cuidado empático, determinado metas individualizadas de cuidado e plano de tratamento.

Este encontro dá continuidade ao Café Paliativo SP que teve seu início em Agosto de 2019.

As equipes e instituições que desejarem contar com apoio da ANCP na divulgação e orientação deverão ler o POP Organização dos Cafés Paliativos Integrativos e preencher o formulário de solicitação que pode ser acessado clicando aqui.


Gostou? Compartilhe!

Fique por dentro

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS


RECEBA TODAS AS
NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Deixe o seu email e receba todas as novidades, notícias, fique por dentro dos benefícios e muito mais!

bg